AXÉ MUSIC

Tira o pé do chão. O assunto é Axé Music, sim. Não tenho um único disco de Axé, nem de Ivetão, Claudia Leitte e não sou chicleteiro. Mas não há música melhor para pular na pipoca do carnaval de Salvador, atrás de um trio elétrico, do que Axé Music e Música Afro.

Já pulei na pipoca do Rappa, Moby e outras bandas que não são de axé. Nunca vi nada mais morno do que água para banho de neném. Não sei se sabem tocar em cima de um trio, afinal é preciso saber comandar um trio.

Nunca gostei de Daniela Mercury até pegar uma pipoca dela, às quatro da manhã, embaixo de um toró, com seis mil pessoas pulando atrás. Foi até capa de jornal. E eu estava lá.

Repare numa característica única da Axé Music: a alegria. As músicas falam de dor de cotovelo, de corno, morte, carro velho, água mineral, até “O Emílio quer comer acarajé, mas Sara baiana não quer dar…”. Seja qual for o tema, é cantado com alegria, com festa, sem depressão, nem tristeza.

E nunca, nunca confunda Axé Music com Pagode. Pagote paulista é romântico. Na Bahia é esculhambação: É o Tchan, “Lepo-Lepo”, Harmonia do Samba, Psirico, etc. Isso não é Axé. “São os nossos pagodes, variantes do samba de roda, pai de todos os sambas.”

Vou tomar a liberdade de utilizar o excelente manual básico do amigo Pablo Maurutto, sobre a música baiana (texto completo aqui):

“4 – O Axé é uma linha musical pouco precisa, que se remete à música moderna no carnaval da Bahia e, em geral, utiliza a base do Samba-Reggae, do Frevo e do Ijexá, mas que já tem variações enormes, graças ao poder de inventividade dos baianos;

5 – Para quem gosta de rotular, pode carimbar como Axé algumas músicas, como: Haja Amor (Luiz Caldas), Zanzibar (A Cor do Som), Filha da Chiquita Bacana (Caetano), A Luz de Tieta (Caetano), Meia Lua Inteira (Carlinhos Brown), Sol de Oslo (Gil);

6 – Tom Zé, João Gilberto, Moraes Moreira, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Raul Seixas, são compositores. E acreditem, SÃO BAIANOS!!! O que nos faz pensar que a música que fazem é “música baiana”;

(…)

8 – O Carnaval da Bahia também tem marchinhas, fanfarras, sambas, afoxés e até rock. Tem para todos os gostos. Inclusive um circuito no Pelourinho que é espetacular! E isso, antes mesmo dos cariocas redescobrirem as ruas, no carnaval que estava restrito às mesmices das escolas de Samba;

9 – Prefiro mil Rebolations a um Bonde do Tigrão.

Não fiquem com ciúmes. Um dia, talvez, Gilberto Gil e Bono Vox também poderão cantar, juntos, uma música de Bob Marley nas calçadas da magnífica Copacabana. Quem sabe.”

Na palma da mão!

carinha_farinha
Matheus Tapioca

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “AXÉ MUSIC”

  1. Jéssica Says:

    Não é por nada não…mas baiano é tuuuuudo de bom! Hoje na aula os alunos estavam criticando e falando de baiano. Tomaram um grande esporro, lembrei de um post seu e falei sobre os grandes nomes que vem da Bahia. Amo muito…e lógico…minha nega é baianissima!

  2. Maria Aparecida P. Martin Says:

    Só no lepo lepo!!!!! Perfeito.

  3. Maria Aparecida P. Martin Says:

    Você esqueceu de falar de Gerônimo. Afinal , nesta cidade todo mundo é D’Oxum.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: