NOIVADO

Acredite: ainda existem almoços e jantares de NOIVADO. Isso mesmo. Ainda se comemora o noivado de um casal. Eu, que sou a pessoa mais romântica que conheço, nunca pensei em comemoração de noivado.

Aliança de noivado, na Bahia, chama-se BAMBOLÊ DE OTÁRIO. De duas uma: ou é para enrolar a mulher ou é otário. Mora junto? Bota no dedo esquerdo. Que medo é esse de casar, rapaz? Ou ainda acha que casamento é para sempre?

Belo Horizonte, Minas Gerais, é uma das poucas cidades que ainda se faz festa de noivado. Acho que nem em Xique-Xique há mais. Por que será? O homem deixa de trair depois que noiva? E a mulher?

O problema dessas festas é que ainda rola uma certa desconfiança do casamento. Afinal, se há confiança, os dois casam. Não ficam noivos. Ou será que depois de noivo o homem pode comer a noiva? Quem mais acredita nisso?

Todos os homens levam suas possíveis noivas e vice-versa. Repare: a noiva está sempre muito mais bem vestida que o noivo. E a cafonice?

Eu pensava que o noivado tinha um anel especial. Mas descobri que o anel só muda de mão. (quando comecei como redator, fiz uma campanha que tinha um anel de diamante com o título: “Palavras duram pouco”. A dona da joalheria chorou e a atendimento lacrimejou).

Você não pode encher a cara, porque a outra família pode notar. Você não pode ficar à vontade que a família cresce os olhos. O pior: todo mundo conhece a bizarrice das duas famílias.

Perdão aos que ficaram noivos um dia. Mas acho melhor pegar o dinheiro e esticar a lua-de-mel. Tenho certeza que será mais prazerosa.

Para mim, o noivado só existiu para o homem enganar a mulher. E os pais da noiva também, é claro.

Matheus Tapioca


Ilustração: Theo Siqueira
Vote no Farinha no Prêmio Top Blog. Clique aqui.

Tags: , , , , , ,

15 Respostas to “NOIVADO”

  1. Sarah Bruno Says:

    “Para mim, o noivado só existiu para o homem enganar a mulher. E os pais da noiva também, é claro.” Depois dessa frase pensei: “não preciso mais comentar nada”.
    Rapaz, noivado bom foi o meu. Terça-feira soube que o meu marido(na época namorado) tinha sido convocado para assumir um concurso lá em Rondônia. Na quarta – feira marquei o casamento no cartório. Na quinta, compramos as alianças e na sexta-feira (08/03) casamos e vivemos felizes para sempre! Eu acho que sim hahahahaha Ah! detalhe, na segunda-feira, ele foi embora sozinho para Rondonia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…ta ta, eu fui um mês depois!
    Noivado é só pro caboco iludir a mulher, pra ela pensar que ele se ajeitou, que virou homem sério e que o relacionamento é serio, que ele só é dela (teoricamente e praticamente é pra ser) e finalmente, para ela parar de querer pegar no pé dele!
    Pronto! É isso que eu acho de noivado! E ache ruim quem quiser achar!
    Qual é a diferença de noivado para namoro??? EU NÃO VEJO NENHUMA…nada muda!!! Os amassos são os mesmos!
    A mulher suspira do mesmo jeito pensando no casamento, vestida de noiva e tal, desde o primeiro dia de namoro! E depois do noivado passa o dia a polir a aliança. Eu já perdia minha 2 vezes. O meu marido disse que se eu perder de novo vai me dar uma Romannel kkkkkkkkkkkkkkk….
    O bom mesmo é o casamento, pq ai sim nós podemos cantar vitória e dizer: AGORA SIM PEGUEI O BESTA!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Thiago Gabardo Says:

    Excelente! Pra mim, noivado sempre será uma espécie de cheque caução.

  3. andreia Says:

    ñ entendo muito do assunto, mas tem certeza que vc continua romantico? veja bem,estou com a galera de Minas e ñ abro. tendo festa pra galera eu acho que deveria ter até vant premiére do noivado, sacou?! Cada um com seus costumes e “festão” sempre,pq no geral dá merda e aí ambos e os convidados vão pensar: valeu a festa! AP

  4. Carina Says:

    Gente! Mas qual o problema de se noivar? Vivemos num país livre em que cada um faz o que tem vontade. Se você não curte noivar, tudo bem. Mas para algumas pessoas, isso e tem um significado importante. Nem todo noivo quer enganar a noiva e acredito também que as pessoas casam achando que vai ser pra sempre. Não acho tão fácil casar assim. E tem muita gente que noiva antes para dar conta dos preparativos do casamento que são muitos para quem quer dar um festão.

    “Que medo é esse de casar, rapaz? Ou ainda acha que casamento é para sempre?”

    Quem casa achando que não é pra sempre? Pra mim só os interesseiros tem esse pensamento. O casamento pode até não durar pra sempre, mas a intenção de quem se casa por amor é que dure a vida toda, né? Ou então não se casa, se junta, se namora.

    Mas hoje em dia parece que amor e as coisas relacionadas a ele viraram motivo de chacota, né? Casar é cafona. Noivar ainda mais. Será que comemorar com a família e os amigos um momento que vc julga especial é tão brega assim? Cada um pensa de um jeito.

    Não acho que Belo Horizonte seja o único lugar onde as pessoas dão festas de noivado. Qualquer lugar onde vc tenha vontade e condições de comemorar, vc vai fazer isso.

    E Minas Gerais não é o lugar mais conservador do Brasil… Não vamos generalizar, né?

    • Sam Says:

      ótimo comentário, Carina!
      as pessoas acham cafona casar e noivar, pq não querem mais compromisso com nada e com ninguém!
      quem pensa assim, ficando noivo ou não, não deveria nem cogitar casamento!
      E é ridículo o pensamento de que é sempre a mulher querendo casar e o cara enganando! Sei que muitos são assim, mas nesse caso, a mulher que é besta de estar com alguém que não vale a pena.

      A verdade é que se você quer estar com alguém, pouco importa se vai noivar ou não. Cada um faz do jeito que achar melhor. O que interessa é o sentimento e o compromisso.

  5. Karen Says:

    Eu acho q é normal ficar noivo (e nem precisa de festa, nem nada!) a partir do momento q se marca o casamento. Agora ficar noivo só para mudar o status é phoda: a pessoa namora 10 anos aí resolve q a relação precisa evoluir e fica noiva mais uns 10! Isso é enrolação, coisa de quem não tem coragem de assumir um compromisso, blablabla.. não tenho paciência pra gte assim.

  6. giselia leite Says:

    Boa tarde,Tapi! Babaquice maior é festa de quinze anos,com direito a valsa
    com o papai,ou o bonitão da turma,ou,preferencialmente,um galã da tv.Eu
    soube,há pouco,que o costume permanece.Saudações rubronegras,e,
    CUIDE-SE!!!!!!!

  7. rbaialuna Says:

    hahaha o melhor é o pessoal que se dói e senta a lenha.. mto bom, novamente!

  8. Gabi Says:

    Sou contra generalizações. Noivado, ajuntamento, casamento, morar junto prá mim é que nem religião. Cada um com sua cabeça, crenças e escolhas pessoais. Fica aí o registro das suas impressões e a galera aqui tem a chance de deixar registrado o que pensa também. Valeu e beijos

  9. lila Says:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,um dos melhores tectos que já vi!!kkkkkkkkk tô rindo muitooo!!

  10. Milena Amaral Says:

    Vc que tá certo mesmo, eu tbm acho.

  11. jorge jr. Says:

    coloque minha assinatura aí embaixo do seu texto.
    simplesmente brilhante o que você escreveu.
    noivado é brincadeirinha pra enrolar mulher, que adora essas idiotices pra ter assunto pra trocar figurinha com as amiguinhas na casa de chá…
    quer casar? casa logo, p…!

  12. Juni S. Prado Says:

    Pode ter certeza que muitos homens querem ficar noivos até muito mais que as mulheres sabe porque? Porque esses “Homens” que tem a elegancia e romântismo de escolherem a sua mulher e ficarem noivos já programando o casamento em MG ou onde quer que seja, estão com as mulheres mais Tops, mais gatas do mercado, enquanto os que acham isso tudo uma coisa brega uma babaquisse estão pagando as meia boca que tem por aí.
    Porque mulher bonita que não é vulgar e que vai te respeitar meu amigo, tem que saber conquistar e fazer tudo conforme manda o figurino, ou então se conforme com as bunitinhas (feias arrumadinhas) que vão te respeitar e que não precisa de noivado nem nada é so juntar os pano, ou então com as gostosonas que é igual melância grande, ninguém come sozinho e que vai meter em você um belo par de chifres!

  13. blogdatyta Says:

    kkkkkkkkkkkkkkk!!!! AMEI! Acho que festa de casamento, cheio de laços, valsas e cover do U2 também é mto fora de moda. Prefiro me jogar na estrada e conhecer toda Europa, fazendo amor loucamente até ser presa pela polícia francesa.

  14. Fulano Says:

    seu bosta! Eu noivei! e Daí? Num sou baiano! Cambada de imbecil.

Deixe uma resposta

