MENTIRAS

Já percebeu que desde criança contam mentiras para você? “O trabalho dignifica o homem”, “Só a cabecinha”, “Fique tranqüilo, vai dar tudo certo.”, “Eu só bebo socialmente.”, “Isso é para o seu próprio bem…”, “Nunca broxei antes.”, “Até que a morte os separe.”.

Para que tanta mentira? Tudo bem que a verdade dói, mas não há nada pior do que a incerteza, a dúvida, a ilusão, a pegadinha do Mallandro. São sempre as mesmas mentiras, passadas de geração a geração. E todos nós mentimos.

Conheço pessoas que fazem questão de contar uma cabeluda e outras que acreditam de verdade na própria lorota. Acho que a única balela que deveria ser permitida é a de pescador, que é romântica, pura, inocente.

Não vou negar que algumas mentirinhas nos livram a cara em muitos momentos. Quem nunca matou a sogra para ter uma folga no trabalho? Disse que ia dormir na casa da amiga para passar a noite com o namorado?

Mas inventam que papai plantou uma semente na barriga da mamãe e que a cegonha deixou em casa. Quando os pais morrem, dizem que foi para o céu ou quando se separam, foi fazer uma viagem. Dizer a verdade é mais difícil do que ouvi-la?

Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Bicho Papão, Fada Madrinha, Anjo da Guarda não são mentiras, são fantasias, magias. Essas são necessárias para a nossa sobrevivência. Mentiras não.
Matheus Tapioca

carinha_farinha
Ilustração: Michel Neuhaus

Tags: , , , , ,

9 Respostas to “MENTIRAS”

  1. Sarah Says:

    O pior da história é que nos contam essas mentiras e depois a gente acaba contando as mesmas mentiras. Dormi muito em casa de amiga rsrsrsss… mesmo sem ter namorado, só para ir a balada ver se arrumava um namorado, ou curtir mesmo… ooww tempinho que nao volta atrás. O pior que vou ouvir muito essas “mentirinhas” de minha filha, pois por mais que vc se torne amiga de suas filhas, ela sempre vai contar uma velha pra gente cair na delas… Texto perfeito, cada post vc ta melhor

  2. carina Says:

    Mente ao meu coração
    Paulinho da Viola

    Mente ao meu coração
    Que cansado de sofrer
    Só deseja adormecer
    Na palma da tua mão
    Conta ao meu coração
    Estória das crianças
    Para que ele reviva
    As velhas esperanças
    Mente ao meu coração
    Mentiras cor-de-rosa
    Que as mentiras de amor
    Não deixam cicatrizes
    E tu és a mentira mais gostosa
    De todas as mentiras que tu dizes

  3. carina Says:

    kkkkkkkkkkkkkk adorei a “perna curta” agora que percebi! alocka!

  4. Andreia Says:

    Tapi, a mentira é o supra sumo da felicidade, pô!!
    vamos combinar: o que eu gosto=verdade
    o que eu não gosto=mentira
    Aliás, qual é sua profissão mesmo?rs
    AP

  5. Crônica Maldita Says:

    Quem nunca contou uma mentirinha que atire a primeira pedra…rsrsrs.
    Ótimo post.
    Abçs.

  6. mali Says:

    Diga que eu fico linda ao acordar!
    Diga que eu estou com um corpão nessa roupa!
    Diga que meu cabelo é o mais bonito de todos!
    Diga que não se importa com minhas manias!
    Diga que me acha charmosa quando eu reclamo!

    MINTA PRA MIM!!

    Adoro essas mentiras, pena que não mentem muito pra mim…

  7. cristiana Says:

    Fazer oq né…infelizmente mentir faz parte do cotidiano de cada um,
    ainda tem pessoas que falam que não mentem que apenas omitem,
    fala sério….. pra mim dá no mesmo!

  8. Milena Amaral Says:

    Vdd

Deixe uma resposta

