TURISTA DE MIM MESMO

Que sou baiano não é novidade. Mas nem todo mundo sabe que sou branco, de olho azul e já fui loiro, porque agora sou careca. E é por isso que sempre me senti turista na minha cidade natal.

Quando vou apresentar o Pelourinho para algum amigo, neguinho vem falar pra mim: “Do you want cocaine?”, E em bom baianês respondo: “Vá pá porra! Não cheiro, nem fedo!”.

Latinha de cerveja no Porto da Barra os moleques vêm pedir para reciclar, falando “latinha” com sotaque “de gringo” (se é que isso existe).

E pegar ônibus? Já me vi cercado de negão fazendo o maior batuque na carroceria do buzu e foi o ritmo mais contagiante que já presenciei.

No carnaval então, a polícia sempre me defendeu pensando que eu era turista. Descia o sarrafo em quem chegasse perto. Até os blocos me deixam entrar na corda sem problema.

Mas também já fui muito roubado e tive a sorte de encontrar um trombadinha que, vendo minha cara de turista desolado, me deu três reais (do meu dinheiro) e disse: “Pra você voltar de ônibus!”.

Acho que é por esse mesmo motivo que sempre quis ser um negão, azul, grande, enorme, e tocar na Timbalada, todo pintado, com aquele sorriso branco, atrás de Carlinhos Brown.

Matheus Tapioca

carinha_farinha
Ilustração: Michel Neuhaus

Tags: , , , , ,

7 Respostas to “TURISTA DE MIM MESMO”

  1. Breno Ribeiro Says:

    Como sempre. Um belo texto.

  2. Bolinho Says:

    Aposto que tem algum baiano, negrão por Ai, querendo ser loiro de olho azul hehehe

  3. andreia Says:

    Ainda bem que vc está no quintal de casa, porque tudo pra turista gringo é muuitoo mais caro( e que seja mesmo!).rs…

  4. Rodrigo Santos Says:

    Muito bom!! auahauhauhuahauha…
    Imagino essa situação toda.
    O ruim é que tinha o lado
    ruim também, né!? rsrs

  5. Ladislau Says:

    Ôh!!! Parmalat !!!!! Colé di Mermo, meu bródi?

  6. mali Says:

    No fundo, bem lá no fundo… Tem um negão dentro de você!

    Já sei… L

    LÁ ELE!!!!

    Mas eu quis dizer que na pessoa de um cara brancão, de olho azul e um dia loiro, você tem no seu jeito, um jeito baiano-negão-do-curuzu-azulado-lábios-avantajados-com-gingado-do-Malê-Debalê!

  7. Carol Chaves Says:

    O melhor dos seus textos é que eles são tão você que eu consigo visualizá-lo falando e assim eles ficam muito, muito engraçados!
    Prcisamos conferir as obras de Henrique na cachu: se não pode ser negão pintado de branco, vem ser branquinho pintado de marrom…
    ;-*

Deixe um comentário

