TOLERÂNCIA ZERO

Quando a gente é jovem, as pessoas vivem dizendo que precisamos ser mais maduros, condescendentes, tolerantes. Que Buda nos ensinou o quanto é importante cultivar a paciência. Aí você acredita nisso e passa a tolerar tudo.

Tolera o filho da puta que fechou seu carro na rua, a buzina porque o sinal acabou de abrir. Admite o péssimo atendimento do Fran’s Café, o mau humor do seu colega de trabalho, as oitos horas dentro de um escritório.

Deixa pra lá o ladrão que bateu sua carteira, os impostos que não voltam pra você. A gente tolera até nossos políticos e ainda vai lá votar neles em toda eleição.

Somos tolerantes com o ônibus cheio, as noites mal dormidas e a vida corrida. Aceita alguns erros da diarista que manchou sua roupa nova e quebrou o fogão na primeira semana.

Tolera o cachorro que late, o bebê que chora e a estaca que bate, às sete horas da manhã. Suporta o vizinho, a síndica e a conta do condomínio. E ainda tem que aceitar que o salário acabe antes do mês.

A gente tolera tanto que acaba se acostumando. Acostuma a não dizer “não”, a ser desrespeitado, chateado, contrariado, enganado, enxovalhado. A gente acostuma tanto que passa a ser tolerante até com a morte.Matheus Tapioca

Matheus Tapioca

carinha_farinha
Ilustração: Michel Neuhaus
Toda segunda uma nova crônica. Acompanhe.

Matheus Tapioca

Tags: , , , , ,

12 Respostas to “TOLERÂNCIA ZERO”

  1. julão Says:

    boa!

  2. carol Says:

    e eu achei que fosse intolerante.

    humf.

  3. Juliana Says:

    Quer saber??

    eu não tolero não….
    mas sinceramente não sei o que é pior! Ficar na intolerância tb é bastante desconfortável…

  4. andreia Says:

    Não lembro qual ilustríssima escritora diz que nos acostumamos tanto com as coisas ruins que chega um tempo em que nem as percebemos mais(não com essas palavras mais a idéia é a mesma)
    Daí confundimos…Ser fraterno, solidário, blza, mas tolerante-pensa k palavra + ufa!!!
    NÃO SE ACOSTUME!Seja o crica da vez, carne de rã é sofisticado até, mas sapo e ainda engolido?!Pensa?
    AP

  5. Leila Says:

    Não vou mentir q já tolerei muito, engoli muito sapo e dizer um “não” p mim era dificílimo, quase um parto.
    Com o tempo a minha paciência, que teoricamente deveria ter aumentado, foi descendo aos poucos pelo ralo e sobrou quase nada da pobrezinha… rs Todo aquele blá blá blá de ter q cultivar a mente em paz e q a idade nos traz mais tranquilidade ficou tão distante da minha realidade.
    Eu agora, no ápice dos meus 34 anos e c uma TPM q só faz aumentar mês a mês digo na maior convicção, eu com 20 anos estava muito, mas muito mais perto de Buda no quesito tolerância do q hj. Depois dos 30 q entendi realmente o q significa “rodar a baiana”! E sem vergonha de ser feliz!! ;)

  6. edilene ruth Says:

    Depois de engolir muitos sapos hoje eu digo NÂO qdo acho que devo dizer… a vida fica mais leve… e como fica!!!
    Beijos, Edilene

  7. Andréa Says:

    Verdade daquelas insuportavelmente verdadeiras…

  8. cassis Says:

    a tolerância, o costume, o baixar a cabeça…são só reflexos do que é passado a nós, brasileiros, ano após ano..aprendemos a ser passivos desde o primeiro ano de vida!!! é isso que a gente não pode querer!!!!!

  9. Mariana Lima Says:

    É verdade… Que triste…

  10. mali Says:

    Eu sou tolerante com um monte de coisas, incluindo algumas que vc escreveu, infelizmente…

    Mas tem uma coisa que eu sou super intolerante e jogo duro!
    Não me cobre nada errado, seja a conta do celular, ou a conta do telefone fixo. Ou algum tipo de serviço prometido que não foi cumprido.
    Eu corro atrás, rodo a baiana, faço o escacéu!!

    O povo da Vivo deve me odiar… deve ter uma foto minha cheia de dardos cravados no meu olho…

    Um beijo enorme

  11. Helen Says:

    Outro dia disse a um amigo: achei que com a idade e experiência viria também a paciência, que nada… estou ficando velha e intolerante!

    Bom saber que não sou a única!!

  12. maria ribeiro Says:

    Sujeitai vos uns aos outros, isto é tolerai vós uns aos outros, pois somos humanos, sujeitos a falhas e enganos, a vida é uma benção para ser vivida
    porem poucos desfrutam, desta dadiva divina, tem coisas negativas sim, mas tb tem o lado bom da vida, quantos queriam, estar em nosso lugar?
    pense nisso apesar que achamos que os outros, não teem problemas todos passam por muitos conflitos emocionais e espirituais- busque o Senhor enquanto se pode “achar”- chame o pelo seu- nome-JESUS TENDE PIEDADE
    desta nação, sara , cura e liberta das opressões- derrama da tua unção
    restaura almas e corações- derrama o teu balsamo santo e muda os corações, rumo ao teu santo lugar. AMÉM!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

