NAMORO OU AMIZADE?

Você acredita em amizade entre homem e mulher? Dizem que só existe até o primeiro beijo. Não estou falando de selinho. Beijo de verdade. Daqueles em que é preciso fechar os olhos para sentir, ao mesmo tempo, todos os outros sentidos.

Eu acredito em amizade entre homem e mulher. Sinceramente, tenho amigas que são samambaias: não como nem na salada. Acho muito importante ter algumas amizades femininas. Nos abrem os olhos para coisas que só mulher entende.

Mas também não sou amigo de mulher como os gays são. Não me chame para o shopping para ver vitrine, nem assistir Saia Justa do GNT. Tudo tem limite. Mas é sempre bom beber cerveja e colocar as histórias e interpretações masculinas e femininas na mesa.

Agora tem aquelas em que a mulher só quer amizade e o cara quer namoro. Estes são os piores, porque você nunca sabe se ela falou aquilo dando mole ou não, se aquela frase foi uma bola cheia ou murcha.

Todo homem passa pela fase do “Eu preciso dizer que te amo!”. Não conheço um que nunca passou por isso. Primeiro porque mulher adora ficar amiguinha dos homens, seja para ficar ou não. E isso confunde o sujeito.

Por isso, alguns homens partem para o ataque rápido, sem nem dar tempo de ficar amiguinho da mulher. Regras claras logo no início. Pois você tem certeza que não quer amizade desde a primeira vez que a viu.

Existem amizades que são namoro sem beijo. Os dois se amam e podem se casar no futuro ou viver amigos para sempre. Namoros que viram amizades. E namorados que são amigos.

Não há como negar que a amizade é superior ao amor. Amizade não tem aquele ciúme doentio, você pode furar um programa de vez em quando, passar uma semana, um mês, um ano sem ligar e vai parecer que foi ontem. Além disso, a amizade pode ser colorida.

Eu acredito em amizade entre homem e mulher. Acho normal dois solteiros sairem para jantar, à luz de velas, no Dia dos Namorados. Mas depois do jantar, nunca se sabe.

Matheus Tapioc

carinha_farinha
Ilustração: Michel Neuhaus

Matheus Tapioca

Tags: , , , , ,

15 Respostas to “NAMORO OU AMIZADE?”

  1. andreia Says:

    Se vc está acostumado com amizades femininas já deve ter se tocado no mínimo de três eventos básicos:
    Homens são primários, com todo o respeito, se ele tem intersse, não vai
    dissimular.E as mulheres são o bicho, elas veem mil possibilidades:usar como termometro(pra ver até ond ela tá mandando bem e o quanto um marmanjo pode babar por ela);pra aproximar outros homens(tipo pesquisa d campo p/estudar o campo adversário etc);pra se proteger de outros caras certamente mais inconvenientes e por aí vai…
    Ele pode fazer de um tudo, se Ela não tiver interesse é amizad.com.br(vale o ditado: quando1ñ ker 2 não brigam).
    E por fim se ela se aproximou com segundas, terceiras etc intenções, Ele tá lascado, pq Mulher quando quer…ninguém segura!
    Salvo os casos acima, é possivel sim amizade, é saudável é minimamente um processo evolutivo nesse joguinho escroto que divide tudo em parzinhos desiguais.(BONITO ISSO…)RS…
    FUI

  2. Mhelena Says:

    A D O R E I !!!!!!!!!!!!! e já mandei para um amigo…estava louca para ler seus escritos….
    bjs
    Mhelena

  3. Ju Galluccio Says:

    Adorei o texto!!!

    Sempre fui cercadas por amigos homens.
    Alguns são amigos mesmo, para todas as horas e te falam na lata o que pensam sobre o universo masculino. Tem alguma dúvida sobre aquele paquera? Pergunte ao seu amigo homem, ele não vai ficar com pena de vc ou rodear de flores para dizer a verdade, o que pensa sobre as atitudes relatadas.

    Alguns amigos depois de anos de amizade vão te surpreender e te agarrar um dia, dizendo que estavam bebados. Era amor guardado esse tempo todo? Pode ser…pode não ser…apenas oportunidade e carência momentânea.

    E sim, tenho muitos amigos gays, que odeiam passear no shopping, ver vitrines ou filmes românticos. Que pensam e agem no universo masculino e por isso mesmo gostam do mesmo sexo.

    Não há regras. Esse é o principal aprendizado. Apenas curta cada amizade, porque existe exceção a cada regra.

  4. Kamila Says:

    Acredito piamente em amizade entre homem e mulher, e sinceramente, amo todos os meus amigos homens, por mais que eu brigue mais com eles…

  5. Andrea Says:

    Meus amigos são excepcionais. Eles me mostram a perspectiva do mundo azul. Tem um amigo que eu adoro ler a crônica semanal :). Amei, Teu! Beijão!

  6. mali Says:

    Adorei o texto também!
    Deu uma sensação gostosa de querer bem! Querer bem ao amigo do lado! Ao amigo que está distante, mas que o carinho é o mesmo, sempre!

    Um beijo enorme

  7. PAULA Says:

    Matheus,

    Hoje é a minha primeira visita a seu blog!!!! Quanto tempo eu perdi…

    Adorei seus textos. Esse, no entanto, me tocou em especial.

    Sempre acreditei no seu dom, na sua capacidade criativa e, embora a vida tenha nos afastado da convivência diária, fico feliz agora em confirmar quanta coisa “gostosa” você pensa e, o que é melhor, tem coragem de dizer!!!!

    Eu acredito em amizade entre homens e mulheres, tenho muitos, muitos amigos!!!! Entretanto, tenho que te confessar que já vivi a experiência de rejeitar “ficar” com um amigo, que dizia querer me levar para uma ilha deserta, e até hoje me arrependo de ter dito não!!!! Fazer o quê, né?

    Beijo!!!!!

  8. efigenia Says:

    Acho que existe sim amizade entre homens e mulheres. Um sentimento gostoso que pode indicar cumplicidade, parceria, intimidade que talvez não tenhamos em outras relações …nem com o namorado!

    Também existe a amizade que vira namoro e a amizade que lembra que nos faz lembrar que é maior que o namoro….tudo é bom e como diria o poeta “vale a pena se a alma não é pequena!”

    Beijos

  9. Cristiana Says:

    Oi, Mateus!!!
    Me identifiquei total!!!! Com o primeiro parágrafo, então, a identificação foi imediata. À primeira pergunta responderia que sim e ainda acrescentaria: sem dúvida (sou do tipo que tenho vários amigos, por razões bem parecidas às suas, a questão dos pontos de vista, por ex.. Fora isso, não vou mentir que sou bastante afeita aos assuntos e ao pragmatismo masculinos). Sobre a afirmativa que vem em seguida e o detalhamento posterior diria: concordo plenamente. Tanto é que depois de 5 anos de amizade, de inquestionável amizade, estou namorando faz algum tempo com meu melhor amigo. E o start foi justamente após um beijo, bem daquele jeito que você descreveu, num dia em que havíamos tomado aqueeeela cachaça. Aí não teve como voltar atrás. Mesmo assim, passamos por várias fases: a ressaca moral (embora não de toda carregada de arrependimento, afinal tinha sido muito bom) no dia seguinte; a fase da “Guerra Fria”, meio na linha do eu preciso dizer que tô afim de repetir a dose, que antecedeu a do “eu preciso dizer que te amo”; a de assumir o namoro, inclusive diante dos nossos vários amigos comuns; até finalmente a de constatar que o amor havia chegado de nós, de algum lugar, com todo seu tenebroso esplendor. Pois é, “toda razão, toda palavra vale nada quando chega o amor”. Mas a amizade continua super valendo.
    Um grande abraço,
    Cris

  10. Vivian Says:

    É Tapioca … complicado essa coisa de amizade entre homens e mulheres, acredito sim que seja possível, mas quando o homem em questão é meu marido ai a coisa muda um pouco, ele tem muitas “amigas”, e algumas delas eu até conheço e tmb gosto, mas outras não dá pra engolir, parece que tá sempre de olho no seu marido … é difícil viu .. rsrsr

    Adorei o texto, mandou bem, como sempre, mas esse eu precisava comentar.
    Beijos

  11. Fernando Says:

    Meu, na boa, visão limitada sobre gays. Sou gay e NÃO vou ao shopping e fico falando com elas sobre moda ou futilidades. Bora ampliar essa visão, hein…

  12. Jana Valadares Says:

    Curti esse texto por completo.
    Acho rídiculo a pessoa que se aproxima com intuito de amizade mas quer é na verdade dar uns pegas. Porque você se aproximar para tentar algo mais agora para dar pega não fique amigo se torne apenas conhecido. Senão lascou a pessoa passa a achar que é seu amigo de infância e começa a te ligar e te mandar uma série de recados nas mídias socias. Cruzes só de falar me dá alergia. rs
    Bom, eu e meu noivo fomos primeiro amigos e depois começamos a namorar. :D
    Ah sei lá…a vida podia ter manual seria bem mais fácil. rs

  13. Nádia Says:

    Matheus,
    Comecei faculdade há 3 anos em uma sala com 60 homens e eu a unica mulher, no mínimo eu teria que acreditar em amizade entre homens e mulheres, senão eu ia sair correndo de lá no primeiro dia de aula. Poucos deles se aproximaram e se tornaram meus amigos e alguns deixaram claro desde o principio que não queriam amizade comigo.
    A maior parte dos meus amigos são homens e alguns até reclamam que não tenho amigas solteiras pra apresentar rsrsrs.
    Adorei o seu post e concordo plenamente que a amizade é superior ao amor.

  14. Sofia Says:

    Matheus:
    Acredito, sim, na amizade entre homens e mulheres. Não são todas as pessoas que acreditam e, estas, acabam transtornando qualquer relação (as sexuais e as não sexuais).
    Mas também acho que, tão bom quanto ter amigos do sexo oposto, é ser amigo do próprio companheiro. Poxa, poder dividir e se divertir com aquela pessoa que também é seu parceiro é bom demais! Porque, já que a amizade é superior ao amor, ela precisa fazer parte de um bom relacionamento, não é?
    Parabéns pelo texto!
    Sofia

  15. Jéssica Leine Says:

    Imparcial.
    Gostei do seu olhar sobre esse tipo de relacionamento.
    Já estou cansada desses ‘amigos’ que insistem em dizer qe não existe amizade entre sexo oposto (será qe essa é uma forma de eles me dizerem que só falam comigo porque tem outras intenções? afff, não tinha pensado nisso ainda.). Mas a real é que, amizade é amor acima de tudo, e amor a gente não escolhe por quem sentir, simplesmente acontece, e acho muita imaturidade chegar a pensar qe homens não podem ser amigos de mulheres porque existe uma possibilidade de se apaixonar, ou se atrair, então preferem não ser verdadeiros e manter uma relação superficial…
    Em vários pontos me identifiquei com o texto. Me achava desumana por ver quantos amigos, aqueles mais sinceros, haviam confundido tudo e se apaixonado, em quanto eu não conseguia sequer imaginar algo que não fosse amizade. Amizade sincera e companheira.
    Me tirou um peso da conciência. E me fez entender o porque eles estragaram tudo, rs.

    Parabéns pelo texto, querido.
    Como sempre, encantador e espetacular.

Deixe uma resposta

