EU DIGO SIM

Um dia, Gabriel García Márquez disse que para descobrir se um livro é bom, basta ler a sua primeira frase. Se for boa, pode apostar que o livro também é. Desde que ouvi essa história reparo nas primeiras frases. Sempre.

Hoje abri o livro A Hora da Estrela de Clarice Lispector e a primeira frase é “Tudo no mundo começou com um sim.” Não é brilhante?

Depois que fechei o livro, fui trabalhar e recebi um “não”. Fui demitido. Fiquei mal, normal. Me achei um merda, normal. Nem um pouco criativo, normal.

Mas a partir de hoje, vou fazer tudo que não faço quando estou trabalhando: viver.

Não vou acordar cedo, nem tomar banho depois de levantar. Vou ficar em casa, perguntar o que tem para almoçar, assistir ao Globo Esporte e voltar a dormir.

Vou ver Portinari, Andy Warhol e Alice. Sentir o sol na cara ou a garoa na careca. Vou passear com Fulana no parque, fazer amor e voltar a dormir.

Vou fazer uns sanduíches, pegar uma garrafa de vinho, meu caderno, deitar no parque do Ibirapuera, na grama e ficar lá, pagando de europeu, curtindo el dolce far niente.

Ligarei para os amigos e farei um e-mail para os mais distantes. Verei meus irmãos, pai, a família completa.

Não vou ter azia, nem pegar trânsito. Vou pra Bahia tomar um banho de mar em plena quarta-feira.

Terminarei meu livro de Clarice e começarei outro, também de Clarice.  Vou escrever ainda mais e achar que escrevo cada vez pior.

Vou dançar até o amanhecer, tomar banho de cachoeira no Sítio, acender uma fogueira e dormir no edredom das estrelas.

Hoje eu vou viver. Porque hoje é meu primeiro dia de desempregado.

Matheus Tapioca

carinha_farinha
Ilustração: Michel Neuhaus

Matheus Tapioca

Tags: , , ,

17 Respostas to “EU DIGO SIM”

  1. Bruno Leal Says:

    Simplesmente incrível! Meus parabéns, mais um ótimo texto por aqui.
    Me identifiquei muito com toda a situação.

    Forte Abraço
    Bruno Leal

  2. carolina assis Says:

    taí! nem precisou da nossa conversa pra captar o lado bom de estar desempregado…
    e ainda começou com um banho de cachoeira no sítio!? caprichado!!!
    aproveite seus dias, stay happy baby :)

  3. Mali Says:

    É verdade? De verdade verdadeira???
    Se for verdade, seu chefe é burro e nunca leu as suas crônicas(e diga assim de passagem sÃo muito boas!.
    Se for mentira, vc escreve bem pra caramba! E mata agente de susto!
    Um beijo e ótima semana pra vc!

  4. ana fay Says:

    Hm… muito bom o texto. E quem sabe! seja também muito bom que você agora esteja assim, com a situação prefixada pelo des. Até porque acho que o próximo emprego vai ser muito melhor, e você ainda vai ter tido tempo de deitar na relva a rolar, com livros, cadernos, vinho e Ela. Um beijo querido, você sabe que eu adoro você e que tô aqui a observar você escrever cada vez melhor. :)

  5. Felipe Says:

    E tome isso!

  6. mile Says:

    Tapi, aproveite seus dias de livre, leve e solto. Com certeza será por pouco tempo, vc é MEGA talentoso !!!
    Bjs querido

  7. Mariana Lima Says:

    Tapi!
    Eu acho q a galera do seu trabalho leu seu texto da semana passada e pensou: se ele quer viver, vamos facilitar as coisas…
    Velhao! Fique triste nao, simplesmente faça o q vc planejou: VIVER!
    E se puder, venha pra cá viver o verao da Espanha comigo : )
    Viva la vida loca!!!
    Te amo!
    BJS

  8. Mariana Lima Says:

    AH!!!!!!!!!!!! E nem duvide do seu talento. Ta mais que comprovado que vc é um profissional do caralho e um escritor nato!
    Siga escrevendo pra ser feliz e pra dar alegria pra gente : )
    Mais beijos!

  9. Carol Chaves Says:

    O melhor lado de tudo isso é poder curtir o tapete de estrelas na fogueira contigo durante a semana…
    Além disso, já que está desempregado, vc pode pagar de garçom, caixa ou poeta no meu restaurante nos fins de semana… Como já te disse, fica a apenas 1h do sítio (Tome isso!)
    Daí vc já sabe: comer bem, rir bastante, visitar o Armani sempre que possível e, se der, dormir um pouquinho.
    PS: Pode ter certeza que as lágrimas estão rolando pelas fotos que anda postanto e banho de mar na quarta eu não garanto, mas de cachoeira pode ter certeza que sim! Saudades…

  10. Gabi Says:

    Até deu uma invejinha…. ô ócio bão, sô!

  11. melke Says:

    Aproveita enquanto pode… será por pouco tempo.
    O texto ficou magnífico. Muito criativo.
    Passe no meu blog depois e leia o post “Um ano de Blog e Confissões”. Lembrei de vc nesse post.
    Um grande abraço.

  12. zero Says:

    #TOMEISSOSACANA

  13. Pedro Tapi Says:

    “Meu rei, vc fica aí todo de prosa, sei quê lá, sei lá o quê…Eu só sei que além de desempregado, vc tá é me devendo 3.547,78 reais… Hum!!!! Eu tô é ligado, pai!!!!!…”

  14. Pedro Tapi Says:

    A muqueca de camarão graúdo já tá no fogo, viu pai!!!!!!!!!!!!

  15. blogdatyta Says:

    Esse texto era pra ser meu. =(
    haha

  16. andreia Says:

    muito bom, adorei a filosofia.
    Só mudaria o título para: Foda-se! rs…
    AP

  17. Sarah Says:

    ahahaha encontrei 2 problemas no texto que não se encaixariam em minha vida: não tomar banho ao levantar e assistir ao Globo Esporte. hahahahahaha…. Mas tudo bem…. cada um faz o que quer. Mas quanto a história do desempregado hj me sinto assim. Estar de licença do emprego é como ser uma desempregada… as vezes sinto falta da correria de estar chegando na hora certa para assinar o ponto, atender as mais variadas pessoas, das conversas com as 3 donas Marias da limpeza, do café forte da Walmira e do café fraco da Marlene. Mas quando estava no trabalho lembrava da praia, da minha cama, dos meus pais… até da folgada da minha cachorra que quando eu saia para trabalhar ela ainda continuava dormindo e mal abria o olho quando eu dizia “tchau Melanie”.

Deixe um comentário

