VIVA VOZ

Eu não gosto de telefone. Prefiro o olho no olho, o chope, a roda, a voz viva. Sempre achei que uma ligação não pode durar mais do que o tempo de se marcar o encontro. Chego a ser chato quando a ligação passa dos dez minutos. Tenho amigos que cronometram o tempo e se despedem antes disso.

Claro que para as pessoas mais distantes é preciso ter um pouco de paciência e falar mais. Quando solteiro, sempre me esforçava ao máximo na ligação com paqueras e namoradinhas. E fui forçado a fazer a despedida de duas horas:
– Desliga você primeiro.
– Não, você.
– Eu não, você.
– Os dois juntos.
– Certo:
– Um.
– Dois.
-Três.
– Você não desligou.
– Nem você…

E ai de você se desligar primeiro. Mas nada supera as intermináveis “DRs”.

Nunca me conformei com o tempo que as mulheres passam no telefone. E como elas gostam de ligar. Ligam o dia inteiro. Se você já namorou uma pessoa que tem muitas mulheres em casa, sabe que é um sacrifício completar a ligação. Sempre está ocupado.

Por que todo mundo que liga para o seu celular pergunta: “Onde você está?”. O que isso muda no rumo da prosa? O que isso agrega à ligação? Só no tempo e na conta do celular. O meu quase não toca. Tudo bem, sou mesmo insuportável no telefone.

Prefiro mensagem de SMS porque as pessoas são sucintas e objetivas na hora de escrever com o teclado do celular. Eu guardo assuntos para falar em casa, pois se eu ligasse toda hora que tivesse uma novidade, ficaria a noite toda calado.

Tem gente que passa trote. Tem gente que é engano. Tem gente que interrompe a refeição para atender ao telefone. Tem gente que conversa sentada no vaso e ainda dá descarga. Tem gente que fala de boca cheia, enquanto come. Tem gente que atende enquanto transa.

Telefone tem um péssimo defeito: não mostra a expressão de quem tá falando e de quem tá escutando. Ela pode estar vendo TV enquanto você chora. Com tédio enquanto você está na maior animação. Ou tá olhando pro decote da vizinha enquanto você se declara.

Mas telefone não é de todo mal. A ligação surpresa daquela pessoa especial. A chegada de uma nova mensagem que faz seu coração disparar. A ligação que você faz só para ouvir a voz do outro. Ou atravessar o Atlântico para saber como seu amigo está. Fora isso, odeio telefone.


Matheus Tapioca

carinha_farinha

Toda segunda uma nova crônica. Acompanhe.

Matheus Tapioca

Tags: , , , , , , ,

11 Respostas to “VIVA VOZ”

  1. musamary Says:

    Somos dois meu amigo rsrrs adorei seu texto principalmente o final em gênero e grau!
    Beijos!!

  2. Mali Says:

    Adorei! Eu gosto de telefone, só não gosto da conta no final do mês! Mas apesar de falar muito, coloquei um plano que eu só pago 44,00 reais por mês, assim eu me controlo mais, falo menos e ainda priorizo o contato visual com os amigos e amigas!!
    Um beijão e boa semana pra vc!

  3. jorge jr. Says:

    eu sei que você odeia… e como sei…

  4. Vania Says:

    Posso te ligar pra gente conversar sobre essa crônica? :P

  5. MARIANA LIMA Says:

    Essas 2 frases me tocaram o coraçao…

    “Claro que para as pessoas mais distantes é preciso ter um pouco de paciência e falar mais.” + “Ou atravessar o Atlântico para saber como seu amigo está.”

    Mesmo q a gente se fale pouco por telefone…te amo muito!!!

    BEIJOS

  6. Gabi Says:

    Também odeio!!! Aliás, até ao vivo não sou de falar muito. E n tem coisa pior q falar com gente prolixa..

  7. cida Says:

    Eu tambem prefiro olho no olho, principalmente o brilho nos olhos.
    Mas quando se está longe, como é gostoso ouvir uma voz amiga…

  8. Cesao Says:

    São dois. Muito bom esse texto cara. Tambem não gosto de falar no telefone. Por isso meu celular não faz falta quando saio de casa sem ele.

  9. Jana Says:

    O próximo post pode ser sobre mau humor diurno?

  10. Camila Tardin Says:

    rs… alô?
    grata pelo comentário no meu blog.
    inté…

  11. andreia Says:

    Meu, sou igualzinha.
    AP

Deixe uma resposta

