JÁ COMEU TAPIOCA?

michel_neuhaus

Sim, meu nome é Matheus Tapioca. Não é apelido, é sobrenome mesmo. Meu tataravô escocês morava no interior da Bahia quando começou a vender tapioca. O negócio cresceu e ele começou a exportar.

Assim, passou a ser chamado de Tapioca por toda a cidade. Acreditando fazer outro grande negócio e seguindo uma tradição escocêsa, registrou todos os filhos com o apelido. E, até hoje, só existe uma família Tapioca.

O problema é que ele não mediu as conseqüências desse despautério. Desde criança que ouço todo o tipo de piada. Já fui chamado de Mandioca, Paçoca, Taboca, Tapiroca (deste eu gosto), Tapica, Tapió e Beiju.

Morria de vergonha quando a professora fazia a chamada dos alunos na sala de aula. Porém, para cada piadinha eu tenho uma resposta na ponta da língua.

Coisa foi quando me alistei no exército. Era motivo de chacota de soldado a cabo, de tenente a coronel, falando horrores do prosaico nome.

Diziam que iriam fazer o teste da farinha, que se eu não passasse, seria preso e tomaria uns tabefes. Para quem não sabe o que é o ‘teste da farinha’, saiba que não tem nada a ver com culinária. Mas a brincadeira só durou até descobrirem que havia um Brigadeiro Tapioca.

Claro que as mais ousadas quando descobrem meu sobrenome, falam: “Ai, tapioca é uma delícia!”. Eu, treinado, respondo de bate-pronto: “Doce ou salgada? Eu consigo ser os dois”.Matheus Tapioca

carinha_farinha
Ilustração: Michel Neuhaus

Matheus Tapioca

Tags: , , , ,

12 Respostas to “JÁ COMEU TAPIOCA?”

  1. CRISTINA LEITÃO GUERRA Says:

    Neguinho, você é Tapioca. E eu sou Leitão. Imagina na escolinha… muitas primeiras aulas matadas…bons tempos. hehehehehe

  2. melke Says:

    Ok.. então vamos fazer uma festa culinária aqui nos comentários…
    Eu trago as azeitonas e o azeite…. (Oliveira igual metade do mundo… rs)

  3. jorge jr. Says:

    excelente! eu tô sempre comendo tapioca, desde 1994. no bom sentido; claro.

  4. mile Says:

    Bom eu já sou Leite Pinto, nem preciso falar a piadinha… lá ele !!!

  5. Tatiana Says:

    Oliveira por Oliveira eu tb sou…rs pior: Machado de Oliveira..rs.. e até evito, mas carrego o Leite no nome tb =p

  6. Jussara Simões Says:

    Você é tapioca, mas eu sou Pinto. Não costumo divulgar muito esse sobrenome justamente porque é meio complicado explicar que o Pinto é da minha mãe e que o meu pai não tem Pinto. ;-)

  7. musamary Says:

    Eu adoro uma tapioca!! nasci na também terra da tapioca Belém do Pará, cresci comendo tapioca!! quanto a sobrenome eu tenho Tabosa quase igual um dos teus rsrsr

    BEIJOS!!

  8. andreia Says:

    E o meu é Andreia “Paixão”, vc não tem noção, na infância e adolescência, várias pessoas me chamando de paixão e como eu sempre tinha amizade c/ a turma mais escrotinha da escola…é lógico que tentavam rimar, com di um tudo.Não é a toa que me tornei esse ser tão agressivo, aliás que minha vida melhorou muito depois que dei um tabefe em meu amigo “Cebola”após uma riminha idiota dessas…Hj em dia acontece, mas aprendi a fazer uma cara de cachorro louco básica que poucos se atrevem…acredite, o último foi o prefeito, daí como sou servidora tive apenas que me defender com uma cara de tacho!!!
    Mas voltando à tapioca, acho kjá disse mais reitero, adooroô comer…no domingo de manhã…
    AP

  9. Lídia Says:

    Bijú é bom que só! ;D

  10. Nádia Says:

    Não sou das mais ousadas, mas quando vi esse nome a primeira coisa que me veio a mente foi “adoro tapioca” mas só adoro a salgada rsrsrs.
    Minha mãe é potiguar e como tapioca desde sempre.
    Bjs Matheus!

  11. Anderson Xavier Says:

    Pelo menos você não tem que ouvir em todos os aniversários que vai, “Eba, vamos comer Bolinho!!”… Se bem que o meu é só apeli do mesmo! hehehe

  12. tacinutri Says:

    Oi Matheus, morri de rir com seu texto, de que cidade do interior da Bahia é sua família? Sou de Petrolina -PE, cidade vizinha de Juazeiro da Bahia separada apenas pela ponte Presidente Dultra, já ouviu falar? Pois é, me sinto ‘PERNAMBAHIANA’ rs. Tapioca por aqui reina, com uma carne de bode seca e desfiada então! sou nova nesse mundo blogueiro, venho ‘apanhando’ bastante ainda, mas enfim… Estou gostando! Temos o mesmo proposito compartilhar a vida… Vi um pouco da sua, e lhe convido a conhecer a minha. Sou nutricionista, me formei ano passado e ainda não trabalhei, estava precisando exteriorizar conhecimentos e sentimentos. Vê lá que invenção! Aceito dicas! rs. Bjs Taci.

Deixe um comentário

