NEM TUDO SE FALA

João era um daqueles sujeitos que falam sem parar. Daqueles que você pergunta como vai e ele conta. Com João não havia diálogo. Era monólogo, mesmo não estando só. João era humilde, pobre, mas vivia contando vantagem, talvez por não ter morrido de fome quando criança ou sempre ter trabalhado desde pequeno como pedreiro.

Certa feita, João ficou doente. Ninguém sabia o que ele tinha. Tomou chá, água benta, até lavagem de folha. Aí resolveu ir num pronto socorro. O pobre mal conseguia falar. Sorte de uns. Azar o dele: era câncer. Precisou fazer uma Laringectomia total, cirurgia que retira toda a laringe. Perdeu a fala.

João ficou triste, lacônico. Até seus olhos eram calados. Não brilhavam, não contavam vantagem. Antes as pessoas se sentiam acompanhadas, mesmo não querendo. Agora João era só. Não fazia outra coisa senão ir às consultas com sua fonoaudióloga, Carla Steinberg. Com ela João se sentia amado e, se pudesse falar, passaria uma cantada como só ele sabia dar.

Foram sessões e mais sessões para ensiná-lo algumas técnicas para se comunicar. João era um sujeito calado. Agora ele só ouvia. Ele era a única platéia do seu silêncio. Era a melhor companhia para pessoas iguais a que um dia ele fora.

Até que, na última sessão fonoaudiológica, ele escreveu, no seu caderninho que usava para se comunicar, garranchos que mudariam a vida de Carla. E “como quem ficou rico e carrega dentro de si um potinho de ouro, que só ele pode sentir e tocar”, escreveu:

“NO MEIO DE TANTAS REALIDADES, AINDA FICAM MUITAS EM SILÊNCIO. NEM TUDO NA VIDA SE FALA.”

Matheus Tapioca

Anúncios

Tags: , , ,

2 Respostas to “NEM TUDO SE FALA”

  1. Mali Says:

    Puxa…
    Que profundo…

    Um beijo

  2. Taís Flôres Says:

    Não faço idéia de como achei seu site, mas agradeço ao acaso. Não li todos seus textos, AINDA, mas logo o farei, gostei das suas palavras!
    Sucesso e boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: