MANUAL DE AUTO-AJUDA

Desenvolvi um manual de auto-ajuda denominado Saia da Lama Negra. Seguindo-o, você poderá resolver problemas de tristeza, repentina ou permanente; solidão, sonolência exagerada, choros compulsivos ou insônia. No fundo, no fundo todo mundo é bipolar. São os Dez Mandamentos Contra Depressão:

 

1. Esconda todos os seus discos de Chico Buarque. E nunca, sob nenhuma hipótese, escute canções como “Pedaço de Mim”, “Eu te amo”, “Trocando em miúdos”. Evite também ouvir Pink Floyd no escuro, com a televisão ligada sem som. Só compre discos de bandas novas que você conheceu recentemente e decore as letras para cantar, porque “quem canta…”

2. Faça um mural de fotos, mas fotos novas. Nunca coloque fotografias antigas que te lembrem coisas que você viveu de bom no passado. Coloque momentos bons e atuais, senão você vai ficar pensando: “Eu fui feliz e não sabia”. Ah! Nunca diga isso! Você pode ser feliz novamente! A vida é linda. O sol, as flores, os passarinhos cantando, a cor rubra no rosto das ninfetas são a prova de que viver é dez.

3. Faça tudo, menos passar o domingo vendo a briga de audiência entre Gugu e Faustão. Leia um livro, que não seja de Clarice Lispector nem de Cecília Meireles, ou uma revista para se sentir mais culto e mais interessante, pois você não ficará sem assunto quando for a alguma festinha básica. Leia Calvin, evite Mafalda. E nem sonhe em folhear um livro de poesias de Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos e você viveu até hoje sem ler “A Metamorfose” de Kafka. Não vai precisar ler este livro.

4. Por mais que você queira ficar em casa, deprimido, embaixo do cobertor, saia, veja e conheça novas pessoas, ande, mesmo que sozinho, assim você vai sentir seu sangue circular e descobrir que está vivo, liberando por todo seu corpo endorfina, definida como “cocaína natural” pelos médicos dos esportes. Claro que dormir está entre um dos dois melhores prazeres do homem, além de ser um sintoma de que você não anda bem.

5. Se você sofre de insônia, encare-a, enfrente-a. Fique até três horas da manhã assistindo TV na CNN até pegar no sono ou assalte a geladeira. Se você não tem um bom listening vai ser ótimo, pois não presta atenção no que os jornalistas estão falando. Mesmo que você fique dormindo no ônibus depois, durante todo dia no trabalho.

6. Está olhando para aqueles tranqüilizantes no armário do banheiro? Tem uma faca afiada em casa? Mora no 16º andar? Seu pai tem um revólver? Esqueça. Suicídio não é saída. É entrada para um quarto escuro sem portas e janelas. E lembre-se: Deus fecha uma porta, mas abre uma janela. Mesmo que a janela seja do Windows.

7. Trabalhe bastante, mas não se esqueça de gastar todo dinheiro que ganhou comendo, indo a boates, cinemas e barzinhos para tomar uma coca-cola com gelo e limão. Além de ser um pecado, tem vitamina C e não há nada mais gostoso que pecar. Isso vai fazer você se sentir malvado, durão e corajoso. Não use drogas. Elas vão te deixar na depressão novamente.

8. Esqueça de uma vez os filmes de arte. Aqueles em que neva, tem três personagens: um homem, uma mulher e um revólver sem balas. Assista comédias, só comédias. Dê risadas, muitas risadas. Como diz meu pai: “A morte dá risada de quem leva a vida a sério.”. Vá ao cinema sozinho, mas nunca num sábado ou domingo à noite. Mostre que você é independente, mas não precisa ser tanto.

9. Dê presentes para você. Compre uma roupa, um CD ou uma bomba de chocolate. Faça suicídios econômicos. Vá em cartomantes, Pais de Santo, Umbanda, mandingas, compre uma cama de casal, um travesseiro de penas de ganso, um sabonete caríssimo e seja feliz consigo.

10. Se você não consegue fazer o bem para si, faça para os outros. Isso vai te fazer bem. Atravesse um ceguinho no sinal, dê esmolas, compre uma rosa para a menina da copa que todo dia você reclama do café, ligue para aquele amigo seu que está mais deprimido que você e dê força. Assim você vai se sentir menos imprestável.

Caso os sintomas permaneçam, consulte uma garrafa de cachaça. E se você está no fundo do poço, ótimo. Não há mais para onde descer. Agora é só subir.

Vamo?

Matheus Tapioca

 

carinha_farinha

Toda segunda uma nova crônica. Acompanhe.

Matheus Tapioca

 

Tags: , , , ,

17 Respostas to “MANUAL DE AUTO-AJUDA”

  1. Mariana Lima Says:

    Indispensavel! Um manual simples de entender e facil de segir. Chega na hora certa para alguns e, com certeza, de futura utilidade para outros. “Con el permiso del autor” vou traduzi-lo ao espanhol. Aqui tem muita gente precisando desses conselhos : )

  2. Gabi Says:

    Concordo em gênero, número e grau!

  3. Barbara Says:

    muito bom esse manual!!!
    gostaria de pedir autorizaçao para publica-lo em meu blog com a devida fonte (link).. acho q isso possa ajudar outras pessoas também!!

  4. Luluba Says:

    Muito bom!!!
    Gostei muito!
    “Pink Floyd no escuro, com a televisão ligada sem som”….
    Muito legal man!!
    beijote!

  5. Fabi Says:

    Se superando a cada dia,Tapioca! Adorei e vou lembrar de ler quando estiver precisando. hihihi
    :)

  6. Ju Gerber Says:

    Maaaa , depois de ter quebrado a “marteladas ” e depois jogado no lixo dos recicláveis da minha lavanderia(com prazer) um lindo quadrinho que iria dar p um amigo colorido q já me deu o fora , passei uma tarde super agradável lendo suas crônicas !

    bj

    Ju

    P.S. Ah tem uma q vc até dá um nome de origem judaica p a fonoaudiologa …q viagem tipo “Steinberg”…

  7. Neusa Costa Says:

    adorei, vou consultá-lo qdo baixar o astral

  8. Vânia Says:

    Essa eu AMEI!!!
    Ótimos conselhos.
    Beijo.

  9. Paula Says:

    Ahh, Matheus! Os sintômas são clássicos, tenho todos!
    Mas gostei mesmo do “faça suicídios econômicos”!
    Beijos!

  10. Malice Says:

    Aaaaamei! Puxa, mas eu queria ler o Kafka justamente no domingo à tarde… ;-)
    Abs!

  11. Adriana Says:

    Noooossa, rs tudo tão familiar e classico,^^

    :)

  12. andreia Says:

    contraponto:
    1-Está ferrado/a e com insônia…ouça num volume incomodo para seus vizinhos(que tem de aprender k solidariedad é tudo!)música francesa, repleta de gemidos ou a voz da Piaf já dá conta do recado.
    2′”Queime as fotos do passado”.Foque nas pessoas detestáveis do seu presente, vá na 25 de março, compre um jogo furreca de dardos e agora sim, monte seu painel e divirta-se.
    3-Leia. releia religiosamente e mergulhe nas “leis de Murph”.Veja muitos filmes na linha: Psicose, O silencio dos inocentes, Hannibal, Dragão vermelho,O colecionador de ossos, A cela etc…
    4-Perfeito, penas acrescentaria: não tome banho,use blusão, “feda” e “incomode”alguém.Procure lugares cheios( vc vai sentir k faz a diferença na vida das pessoas,vc existe!)
    5-Já disse se não consegue dormir:Faça barulho, acorde alguém(casalzinho c/recém nascido hum k delícia…)ou se vc não tem cagaço pra tanto, encha a cara, já deitadinho/a até perder os sentidos(no day after, se vc for peão a turma costuma ser solidária c/os dodóis diz k é enxaqueca crônica, se vc for chefe, nem esquenta chefe com dor de cabeça bota o maior terror no povo…)
    6- De acordo, mas se tiver barata ou formiga por perto: MATE,mas tem k ser co requintes de crueldade(não dá cadeia,não estão sob ameaça de extinção e vc vai se achar!Afinal vc pode.)
    7-Ótimo.Acrescento:Fudido/a na hora de acertar as contas ?! Então pague a vista, não vá de Visa.
    8-Não!!Procure alguém que acaba de sair bem deprê de um “relacionamento”(é muuuito fácil de encontrar). Convide o/a perversamente para ver uma comédia rômantica e no final quando tudo der certo na telona e vc perceber que seu/sua amigo/a está querendo esboçar um sorriso, olha bem pra pessoa e diz:ACORDA!ISSO É MENTIRA!!!A VERDADE é o k tá acontecendo c/ vc.Disfarce e saia, vá ao banheiro, deixe a pessoa só.Já fiz isso(hihi eu não presto!Mas tbm não me deprimo mais!)
    9-Boa!Esqueça totalmente aquele ser sem coração cuja função é: “gerente de banco”.
    10-Ajude alguém a se “lascar”, vc estará garantindo companhia p/a bebedeira e o chororo.
    Amigo curti seu texto e se vc conhecer alguém realment deprimido, estamos aqui pra ajudar.
    bjks

  13. Fernando Says:

    Cara, vc salvou minha vida!….rsrsrs
    Brigadúúúúúúú

  14. Carol Chaves Says:

    Papai me contou uma ontem que vai bem por aí:
    “Ficou sabendo que para um sujeito ter paz ele tem que terminar as coisas que começou e deixou pela metade. Resolvendo botar a valentia à prova resolveu terminar tudo o que tinha começado e não terminou. Ao chegar em casa encontrou meia caixa de cerveja e pá! Fuçando um pouco mais achou aquela garrafa de whisky que tava pela metade e finalizou o serviço. Pra completar aquela cachacinha desgraçada que tava encostada há anos. E não é que estavam certos?! No final ele tava numa pazzzzzzzzz…”
    hehehe é sua cara!

  15. Bruno Leal Says:

    É por essas e outras que continuo lendo o Farinha de Mandioca. Mais um belíssimo e inteligente texto! Parabéns Matheus!

  16. Ká Mendes Says:

    O mais gostoso do texto é visualizar mentalmente sua fala ….rsrs
    Amei Theu…bjs ….Ká

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: