FEIRA DE SANTANA

Apesar de ser localizada no agreste baiano, Feira de Santana é conhecida como a Princesa do Sertão. É a maior cidade do interior nordestino em população: 591.707 moradores, de acordo com os números do censo de 2009.

As famílias dos meus pais são de Feira. Passei minha adolescência inteira cruzando a BR-324 para passar o São João e o Natal lá. Por isso, posso afirmar: Feira de Santana é a pior cidade que existe na face da Terra.

Feira de Santana tem uma única característica: não ter característica alguma. Não há uma vista, balada, bar, programa, atividade, peça, show, absolutamente nada para se fazer. Ah! Tem dois clubes e dois times de futebol: o Bahia de Feira e o Fluminense de Feira.

Apesar da grande maioria ser gente de bem, Feira de Santana é a terra de Luiz Caldas e de muito ladrão. Conhecida como a cidade do desmanche de carro.

Todo ladrão que está fugindo do nordeste pára em Feira. E todo ladrão que está correndo da polícia do sudeste se esconde em Feira. Isso porque todos os ônibus que saem do Nordeste em direção ao Sul e Sudeste param em Feira de Santana. E vice-versa.

Se não fossem as pessoas queridíssimas que moram em Feira, eu não passaria da rodoviária. Além de uma universidade, Feira tem o Observatório Astronômico Antares. Foi o jeito que arranjaram de se ver algo bonito da cidade.

Mas a Princesa do Sertão tem um famoso comércio internacional: o FEIRAGUAI. Uma mistura de “Feira” com as mercadorias contrabandeadas do “Paraguai”. Um sucesso!

Feira de Santana tem uma coisa boa: a maniçoba. De origem indígena, é feita com as folhas da mandioca moídas e cozidas por uma semana, para tirar o ácido cianídrico.

Até a comida típica de Feira é venenosa. Mas é a melhor que já comi. Se passar por lá, experimente. Aliás, melhor não passar por Feira de Santana.

Matheus Tapioca

carinha_farinha
Ilustração: Michel Neuhaus

Tags: , , , , ,

16 Respostas to “FEIRA DE SANTANA”

  1. Juliana Says:

    hahahhahah
    exatamente! a figura diz tudo!

  2. Andréa Says:

    Teu, adoro seu blog, comento sempre e não poderia de forma alguma dizer que achei SENSACIONAL esse texto e que a ilustração (como tantas outras) está DE LENHAR! Sofri anos a fio em plena adolescendia morando nessa cidade, as rugas que possuo hoje com certeza ganhei na Megalópole do Sertão. Feira podia às 18 horas fechar as portas, todo mundo saía de lá para alguma cidade de verdade e só voltar às 8 horas da manhã seguinte. Falo e pouca gente entende essa aversão que tenho a esta cidade. Para sentir isso aconselho: tentem morar lá, dormir, acordar, respirar, divirtir-se, sonhar, e constatem se é possível viver, no sentido mais maravilhoso desse verbo, em Feira de Santana.

  3. andreia Says:

    Epa, tenho mais de uns bons amigos de lá. Será que é por isso que estão aqui?RS…
    A ilustração tá uma graça! E como não sou de seguir conselho, talvez eu passe por lá e fique!rárárá
    AP

  4. Sra. Viegas Says:

    Matheus, interessante saber que uma iguaria tão peculiar como a maniçoba, prato que achava ser típico apenas aqui na região norte, seja apreciado em outra região.

    Ótimo texto! :D

  5. Ladislau Says:

    O interessante é que a maioria das pessoas que conheço de lá, adoram a cidade… Por que será? Eu não consigo entender!
    Quanto a mim… Aafffffe!!!! Sai de reto satanais!!!!!

  6. Ladislau Says:

    Michel!! Muito bom!!!! Não poderia existir desenho melhor!!!

  7. milha Says:

    da vez que eu fui em feira fazer vestibular fiquei os 3 dias depois da prova trancada no hotel porque toda vez que eu via tv ou escutava radio (no taxi) anunciavam que tinham morrido N pessoas no dia anterior de facada, de tiro, disso e daquilo outro
    nunca mais voltei em feira kkk
    é o c* do mundo mesmo !!!

  8. blogdatyta Says:

    hahah! sai de SP e fui para AL de carro algumas vezes e sempre passo por Feira e penso a mesma coisa. Como tenho quer dormir na Bahia, acabo ficando em Ilheus ou Itabuna que não foge muito da linha, né.
    Mas apesar disso tudo, eu amo o nordeste!

  9. Mariana Lima Says:

    Mais ilustrativo, impossivel : )
    hahahahahahhahahahahha

  10. jorge jr. Says:

    tanto quanto possível, evitarei feira de santana para sempre.

  11. luciano vaz Says:

    rapaz! Vc conviveu e viveu menos de 12 horas aqu!i ficou fora na sua agenda…. Que triste saber que vc veio na minha casa e escreveu isso!

  12. Gabi Says:

    Rsss… é verdade! Tenho família por lá tb e sempre detestava ter que ir àquela cidade…

  13. carina Says:

    aaahh, luiz caldas é legal, vai! hahahaha

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.518 outros seguidores

